Editais do Fundo de Cultura recebem inscrição de 1.725 projetos pela internet
A Secretaria de Cultura (Secult) divulgou o balanço das inscrições para os editais do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), realizadas pelo sistema Clique Fomento (Sistema de Informações e Indicadores em Cultura - SIIC). Foram inscritos 1725 projetos até terça-feira (21) quando foi encerrado o prazo de envio.
O número revela aumento de 61% em relação à última chamada, realizada entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Ainda não foram contabilizados os projetos encaminhados pelos Correios. Das 1.725 propostas recebidas, mais de 60% foram enviadas no último dia de inscrição, das quais 540 recebidas após as 19h de terça.
As áreas mais concorridas foram Música, com 298 projetos, Audiovisual (249) e Demanda Espontânea (155). Além disso, se destacaram os números das propostas para os editais de Economia Criativa, com aumento de 300%, Patrimônio, Arquitetura e Urbanismo (318,18%), Territórios Culturais (303,85%) e Dança (232,35%).
Resultado da análise prévia - A Secult trabalha para que o resultado da análise prévia seja divulgado até 18 de fevereiro. Em 2014, serão destinados R$ 41 milhões ao Fundo de Cultura da Bahia. Para os editais (21 setoriais, mais Demanda Espontânea) serão investidos R$ 30,66 milhões, o que representa acréscimo de aproximadamente 10% em relação a 2013, quando foram destinados 27,8 milhões.
Segundo o superintendente de Promoção Cultural, Carlos Paiva, “as 226 oficinas realizadas nos 27 territórios de identidade da Bahia contribuíram para o número expressivo de inscrições. O guia de orientações e os vídeos tutoriais de uso do sistema também contribuíram para maior familiaridade com a ferramenta”.
De acordo com ele, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) continua tendo a maior participação, representando 52,7% das propostas recebidas. Outras regiões que mais apresentaram propostas foi o Recôncavo (6,2%), Portal do Sertão (4,58%), Chapada Diamantina (3,65%) e Irecê (3,42%).
Arquitetura e urbanismo - Para o diretor o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça, nos últimos sete anos foram implementadas melhorias administrativa e funcional na autarquia, o que resultou na difusão dos bens culturais - materiais e imateriais - e estimulou a participação de comunidades e gestores locais para conservação adequada e preservação das referências de memória cultural coletiva.
“Além de inaugurações de obras de restauro, lançamento de publicações, videodocumentários e entrevistas da TV Ipac, os debates públicos e as exposições itinerantes em Salvador e diversos municípios do estado disseminaram, ainda mais, a temática da arquitetura, urbanismo e patrimônio, estimulando a sociedade civil à maior participação nos editais”, disse ele.
A diretora da Economia da Cultura, Carmen Lima, afirmou que ficou satisfeita com o expressivo aumento do número de inscritos no edital de economia criativa. Para ela, “isso sinaliza maior interesse dos agentes culturais do estado em pensar a dimensão econômica da cultura”.
Apoio a grupos culturais - A Secult informa que o Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2014, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com recursos do FCBA, terá as inscrições via Correios prorrogadas até esta quinta (23). Já o prazo para envio de propostas via sistema on-line foi encerrado no dia 21 deste mês.
A medida se deve ao fato de que, para esse edital específico, pessoas físicas e jurídicas se equiparam quanto aos valores passíveis de serem concedidos, não havendo o limite de 150 salários mínimos existente nos demais editais para pessoas físicas. No entanto, a exceção não foi habilitada no Clique Fomento, que rege as inscrições virtuais, e os proponentes que pretendiam se inscrever como pessoa física não conseguiram enviar propostas nos termos estabelecidos no edital.
Oficinas de divulgação - Em continuidade à política de descentralização de recursos para a Cultura, a Secult realizou, entre os meses de dezembro e janeiro, 226 oficinas de divulgação dos Editais do Fundo de Cultura em todos os territórios de identidade da Bahia. Participaram dos encontros 2.980 pessoas entre produtores e dirigentes culturais, artistas, professores e interessados em enviar propostas para os 21 editais do FCBA 2014 e para a Demanda Espontânea.